Mais tarde a Era, da reconquista cristã, com o mosteiro medieval de flor-da-rosa, pertencente á ordem de malta, , por fim, as muralhas de elvas, património mundial pela UNESCO.
No norte alentejano, encontramos este património arquitectónico, riquíssimo, e histórico, que é historia de portugal.
As antas megalíticas estão espalhadas, pelos campos, assim como outros monumentos, relativo aquela época.
No site os caminhos megalíticos, o visitante, encontrará, no link, mais pontos megalíticos, com estes monumentos, no distrito.
Mas quem viajar por aqui, encontrará, mais monumentos com historia, como por exemplo, o Mosteiro de santa Maria, Flor da Rosa, no concelho do Crato, conheça este mosteiro que pertenceu aos pais de D Nuno Alvares Pereira, o Condestável.
Conheça também, os fortes, e fortins, assim como o arqueduto, de cidade transfronteiriça, de elvas, e que em tempos foi campo de batalhas, e hoje, resta os vestígios históricos dessa época da reconquista, com Badajoz(Espanha) do lado de lá, também fortificada.Mais para norte, as ruínas da cidade romana, da Ammaia, cidade erguida no sec II, a escassos km dali, Marvão, e castelo de vide, com os seus castelos, no cimo das serras.
A vila, céu e o campo, Alpalhão, uma vila típica, do norte alentejano, com 1º foral em 1160, concedido pelo 1º rei de portugal D Afonso Henrique.
A cidade e as serras, capital de distrito, cidade de Portalegre, que tal como o nome indica, esta construída no meio de serras, do qual, destaco a serra de São Mamede.
Outra zona fronteiriça, nos arredores, galegos, com a arquitectura das suas casas, de fronteira, esta mais recente, e Espanha logo ali.
Seja Bem vindo, ao norte alentejano, PORTUGAL, Europa Ocidental